sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Qual a Forma Correta de Fazer Jejum Intermitente?

O que é jejum intermitente?

Qual a Forma Correta de Fazer Jejum Intermitente
Qual a Forma Correta de Fazer Jejum Intermitente?


O jejum intermitente é um método de restrição calórica que exige que você fique por longos períodos de tempo sem comer. Existem diferentes tipos de programas, alguns recomendam o jejum por algumas horas ou por uma determinada parte de cada dia, alguns exigem jejum por alguns dias por semana e alguns envolvem jejum por vários dias por mês.

O jejum intermitente ganhou fama devido crendice popular de que o jejum pode melhorar seu condicionamento físico, aumentar a longevidade e perder peso mais rápido. [1] No entanto, os estudos mostram que é mais complicado do que isso.

Como faz jejum intermitente?

O que você pode comer no jejum intermitente

Você pode comer basicamente tudo o que quiser ou que normalmente comeria em uma dieta de jejum intermitente. A restrição é inteiramente baseada em quando você come, não no que você come.

O que você não pode comer

Não há nada especificamente proibido no jejum intermitente . Existem diversas variações em livros e programas que incentivam evitar alimentos processados ​​ou alguns outros tipos de alimentos. O jejum intermitente às vezes é combinado com uma dieta Paleo .

Como funciona o jejum intermitente

Quase todos os outros planos alimentares exigem que você aumente a ingestão de certos alimentos (como dietas ricas em proteínas) ou limite a ingestão de outros (dietas com baixo teor de carboidratos). Mas em um programa JI, você pode comer quanto e qualquer alimento ou grupo de alimentos que quiser, desde que seja consumido no período de alimentação. [2] Não existem recomendações de macronutrientes e não existe uma lista de alimentos a limitar ou evitar. Em vez disso, o jejum intermitente simplesmente regula o horário da ingestão de alimentos.

Existem diferentes métodos de jejum intermitente, mas todos eles incluem uma fase de alimentação e uma fase de jejum. Durante a fase de alimentação, a maioria dos programas recomenda que você faça uma dieta “ad libitum”, o que significa que você não limita ou restringe a ingestão dos alimentos. Mas você evita comer além do ponto de saciedade e muitos alimentos ultra processados. Uma dieta balanceada ainda é recomendada nesse período. [3] Na fase de jejum, você restringe severamente ou evita totalmente os alimentos.

Jejum intermitente 5:2

Um programa comum do jejum intermitente é chamado de dieta 5:2. Nesse plano, você segue uma dieta saudável e menos restrita cinco dias por semana e depois passa dois dias da semana em jejum. Porém, neste programa, o jejum não significa abstinência total de alimentos. Significa restringir severamente a ingestão de alimentos. Para as mulheres, isso representa consumir a cerca de 500 calorias diárias; para os homens, cerca de 600 calorias. Nos outros dias, você segue uma dieta comum e saudável, embora seja sugerido uma ingestão máxima de calorias.

Outras variações do JI incluem planos de jejum em dias alternados que exigem que você se abstenha completamente de alimentos ou restrinja severamente os alimentos em dias alternados, ou planos com restrição de tempo em que você fica sem comer nada durante certas horas do dia. Restringir severamente a ingestão de alimentos pode significar que você consome cerca de 25% de suas necessidades diárias de calorias por dia.

Resumindo:

Houve pesquisas realizadas com diferentes variações do jejum intermitente, mas muitas delas foram feitas em animais. São necessários mais estudos e de longo prazo para determinar se há evidências científicas suficientes para recomendar esse estilo alimentar. O jejum intermitente não é melhor que outras dietas com controle calórico e, portanto, é muito restritivo. Em vez disso, uma dieta saudável e equilibrada, repleta de alimentos integrais que você consome nas refeições normais, é mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!