sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

O que é GABA Para que serve?

O que é GABA?

O que é GABA Para que serve
O que é GABA Para que serve?


Ácido gama aminobutírico, também conhecido como GABA, é um aminoácido e um neurotransmissor, uma substância química responsável por transportar sinais de uma célula nervosa para outra. Especificamente, o GABA altera a atividade cerebral, produzindo um efeito calmante. [1]

Embora o GABA seja uma substância química que ocorre naturalmente no cérebro, também está disponível como suplemento. No entanto, na forma de suplemento, apenas quantidades mínimas de GABA podem realmente atravessar a barreira hematoencefálica (BHE) e ter algum efeito no cérebro. [2]

Gaba para que serve?

Como muitos suplementos, as pessoas podem usar GABA por vários motivos. Mas existem vários ensaios clínicos que avaliam o GABA para os seguintes usos:

Qualidade do sono

Em um pequeno estudo com 40 pessoas com insônia, 300 miligramas (mg) de GABA uma hora antes de dormir durante quatro semanas melhoraram a qualidade do sono, reduzindo a latência do sono (o tempo que leva para adormecer). [4] São necessários mais estudos e bem desenhados para confirmar estes resultados.

Estresse

Um estudo com 30 pessoas sugeriu que o chá oolong enriquecido com GABA estava associado a índices de estresse de curto prazo mais baixos do que o chá oolong puro. [5] São necessários estudos maiores e bem desenhados para confirmar estes resultados.

Pressão arterial

Existem vários pequenos estudos sobre os efeitos do GABA na redução da pressão arterial. No entanto, os resultados são mistos. Isso pode ter algo a ver com as diferentes dosagens e formas farmacêuticas de GABA de cada estudo. como molho de soja, leite fermentado e suplementos de GABA. 


Qual é o efeito colateral do GABA?

Tal como acontece com muitos medicamentos e suplementos, os efeitos colaterais são possíveis com o GABA.

Efeitos colaterais comuns

Os efeitos colaterais comuns do GABA podem incluir:

  • Sensação de queimação na garganta
  • Ligeira falta de ar
  • Sensação de formigamento na pele
Embora comuns, esses efeitos colaterais tendem a desaparecer em poucos minutos. 

Efeitos colaterais graves

Atualmente, não existem estudos que avaliem especificamente a segurança do GABA. Mas vários ensaios clínicos sugerem que o GABA não causa efeitos colaterais graves, exceto pressão arterial baixa . Você pode sentir-se fraco com pressão arterial baixa.

A reação alérgica grave é outro efeito colateral grave possível com qualquer medicamento. Se você estiver tendo uma reação alérgica grave ao GABA, procure ajuda médica imediatamente. Os sintomas podem incluir dificuldades respiratórias, coceira e erupção na pele. 


Pode tomar GABA todos os dias?

Há informações limitadas sobre toxicidade e sobredosagens do GABA. Os dados não mostraram reações adversas graves associados ao GABA em ingestões de até 18 gramas por dia durante quatro dias e em estudos mais longos com ingestões de 120 miligramas por dia durante 12 semanas. No entanto, altas doses diárias de GABA (5 a 10 gramas) podem causar sensação de queimação na garganta e pressão arterial baixa. A ingestão máxima recomendada é normalmente de 3 gramas por dia, com não mais que 750 miligramas por dose.

Converse com seu médico antes de tomar GABA - especialmente se você planeja tomar pelo menos 300 miligramas por dia durante mais de quatro semanas.

Fontes alimentares de GABA

Você pode ter fontes naturais de GABA por meio de sua dieta. Exemplos de alimentos que contêm GABA são:

  • Couve de Bruxelas
  • Repolho
  • Couve-flor
  • Couve
  • Cogumelos
  • Batatas
  • Arroz
  • Soja
  • Tomates
  • Agrião [17]
O ácido glutâmico ou glutamato é um precursor do GABA, o que significa que seu corpo pode usar para produzir GABA. [18]

Teoricamente, aumentar os alimentos com ácido glutâmico ou glutamato pode aumentar o GABA no organismo. O ácido glutâmico pode ser obtido através do consumo de carne, aves, peixe, ovos, laticínios e fontes selecionadas de vegetais ricos em proteínas. [19]

Mudanças drásticas na dieta podem interagir com seus medicamentos ou afetar sua saúde. Por esse motivo, converse primeiro com seu médico e nutricionista. Eles te ajudarão a fazer essas alterações com segurança.


Resumo:

GABA é um aminoácido. Mas pouca quantidade de GABA pode atravessar a barreira hematoencefálica quando tomado na forma de suplemento oral, fazendo com que alguns cientistas entendam que alguns suplementos de GABA podem funcionar por efeito placebo (quando o seu cérebro é capaz de convencer o seu corpo de que uma substância está funcionando).

Estudos sugeriram que o GABA alivia o estresse e melhora o sono. GABA também pode reduzir a pressão arterial. Embora o GABA esteja disponível como suplemento, não é isento de efeitos colaterais. Existem também possíveis interações a serem consideradas. Ainda são necessárias mais pesquisas para avaliar a eficácia e segurança do GABA. Antes de tomar GABA, converse com seu nutricionista e com seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!