quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Isoflavona de Soja: Benefícios e Efeitos Colaterais

Isoflavona de soja tem efeitos colaterais?

Isoflavona de Soja: Benefícios e Efeitos Colaterais
Isoflavona de Soja: Benefícios e Efeitos Colaterais


Houve no passado vários comentários sobre o estrogênio no leite de soja, isso pode te deixar em dúvida sobre a segurança de consumir o leite de soja por causa da isoflavona de soja contida no produto. Embora o leite de soja contenha compostos estruturalmente parecidos com o estrogênio, eles não funcionam exatamente da mesma forma que esse hormônio. Para a maioria das pessoas, a isoflavona de soja pode fazer parte de uma dieta nutritiva e equilibrada, e pode, na verdade, ter alguns benefícios, principalmente para o ganho de massa muscular.
O leite de soja não contém estrogênio, mas contém fitoestrogênios . Principalmente na forma de três isoflavonas diferentes: daidzeína, genisteína e gliciteína. [1] A quantidade de isoflavonas no leite de soja (e outros produtos de soja ) pode ser afetado pela produção agrícola, na forma de cultivar a soja e no seu processamento. [2]  Independente das concentrações de isoflavonas de soja, saiba de que os fitoestrogênios não são iguais ao estrogênio. 

Diferença entre Estrogênios e Fitoestrogênios


Os estrogênios são um grupo de hormônios esteróides, geralmente classificados como hormônios sexuais femininos. Os três estrogênios primários produzidos no corpo feminino são:

  • Estrona (E1)
  • Estradiol (E2)
  • Estriol (E3)
O mais conhecido é o estradiol, ou cientificamente como 17β-estradiol.

Os fitoestrogênios, que são os compostos de isoflavonas encontrados na soja, são hormônios vegetais não esteroides, mas estruturalmente semelhantes ao hormônio estrogênio. Eles podem se ligar aos dois tipos de receptores de estrogênio no corpo, conhecidos como ERα e ERβ, e normalmente preferem o último desses dois receptores.

Quando os fitoestrogênios se ligam a esses receptores, seu corpo pode reagir de maneira semelhante ou diferente do que quando o estrogênio se liga a eles. Por exemplo, quando o estradiol se liga ao receptor ERβ, causa o crescimento de certas células cancerígenas. No entanto, quando certas isoflavonas se ligam ao outro receptor, levanta-se a hipótese de que possam impedir o crescimento dessas células cancerígenas. [5]

Fitoestrogênios de soja e níveis de estrogênio corporal

A maioria das pesquisas sugere que o consumo moderado de produtos de soja, incluindo leite de soja, não afeta os níveis de estrogênio. Isto foi comprovado entre mulheres na pré-menopausa em uma grande meta-análise. [6]

Nesta mesma análise, também não houve alterações estatisticamente significativas entre as mulheres na pós-menopausa. Houve um ligeiro aumento não significativo no estradiol entre mulheres na pós-menopausa que pode justificar que mais pesquisas sejam realizadas. Mesmo assim, os autores observam que a falta de outras alterações hormonais provavelmente “argumenta contra um efeito estrogênico fisiologicamente importante” .

E quanto os efeitos colaterais da isoflavona de soja nos homens?

Há um mito que a isoflavona de soja aumenta o estrogênio nos homens e pode causar efeitos colaterais femininos. [7]   

Entretanto alguns fatos importantes podem esclarecer esses mitos:

Apesar da percepção de que os hormônios estrogênio são exclusivos das mulheres, os homens também produzem estrogênio naturalmente, mas em níveis muito mais baixos do que nas mulheres. 
Na verdade, os homens precisam de pequenos níveis de estrogênio para manter  a saúde óssea. Altos níveis de estrogênio nos homens, porém, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e disfunção sexual .

O consumo moderado de soja, ou de isoflavona de soja não aumenta os níveis de estrogênio nos homens. Uma revisão da literatura em Fertility and Sterility não encontrou nenhuma ligação entre a consumo de soja em homens e níveis alterados de estrogênio ou níveis alterados de testosterona . [7]
Existem raros estudos de caso que observaram alterações hormonais em níveis extremos de consumo de soja. Por exemplo, um estudo de caso publicado na Endocrine Practice descobriu altos níveis de estrogênio e sensibilidade mamária em um homem de 60 anos, o que se acredita estar associado à ingestão de leite de soja. [9]

No entanto, ele consumia três litros de leite de soja por dia. Mesmo os alimentos saudáveis podem ser prejudiciais se consumido em quantidades excessivas (da mesma forma que a água é essencial à vida, mas pode fazer mal se consumida em excesso).

No geral, o consumo moderado de leite de soja ou de isoflavona de soja provou ser seguro para os homens, sem risco de feminização ou outros efeitos colaterais.

Benefícios do leite de soja

Apesar das controvérsias descritas acima, para a maioria das pessoas, o consumo moderado de leite de soja ou de isoflavona de soja pode ser uma opção nutritiva à dieta. Considere estes benefícios da isoflavona de soja:

  • Rico em proteínas : Comparado a outros tipos de leite , tem o perfil nutricional mais semelhante ao do leite de vaca. Uma xícara contém quase a mesma quantidade de calorias, bem como 7 a 8 gramas de proteína ( um macronutriente que falta na maioria dos outros tipos de leite vegetal, como leite de arroz ou leite de amêndoa).
  • Ajuda no tratamento da SOP : Algumas pesquisas mostram que os alimentos à base de soja tem benefícios para pessoas com síndrome do ovário policístico (SOP).
  • Baixa o colesterol : A proteína de soja baixa o colesterol LDL(ruim). Embora a quantidade seja modesta, os especialistas acreditam que está na faixa de uma redução de 3 a 5% ao consumir 25 gramas de proteína de soja por dia. Você  pode encontrar essa proteína em alimentos como leite de soja, tofu e edamame .
  • Reduz os sintomas da menopausa : A proteína de soja pode reduzir a gravidade e a frequência das ondas de calor durante a menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!