segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Como os Músculos Crescem?

Como os músculos aumentam de tamanho?

Como os Músculos Crescem
Como os Músculos Crescem


A hipertrofia muscular é o aumento no tamanho das células musculares e está frequentemente associada ao treinamento com pesos . O tipo mais comum de hipertrofia muscular ocorre como resultado de exercícios físicos, como levantamento de peso, mas a genética também desempenha um papel importante. 

Hipertrofia: como os músculos crescem?

Quando você começa a exercitar um músculo, primeiro ocorre um aumento nos impulsos nervosos que causam a contração muscular. Isso geralmente resulta em ganhos de força sem qualquer alteração perceptível no tamanho muscular.

Mas, à medida que você continua a se exercitar, ocorre uma interação complexa de respostas do sistema nervoso que resulta em um aumento na síntese proteica . Com o passar dos meses, as células musculares começam a ficar maiores e mais fortes. Este é um processo de três etapas.

1. Estimulação


A estimulação ocorre durante a contração do músculo (durante o exercício propriamente dito). Uma contração repetida durante um treino causa danos às células que constituem as fibras musculares internas.

Este dano celular desencadeia uma resposta inflamatória, que o corpo realmente utiliza para promover a recuperação. O estresse em um músculo leva a um aumento nos hormônios relacionados ao crescimento muscular, como a testosterona , o hormônio do crescimento humano e o fator de crescimento semelhante à insulina-1. [1]


2. Reparação


A reparação das fibras musculares ocorre após o treino, enquanto os músculos estão em repouso . Novas fibras musculares são produzidas para ajudar a substituir e reparar as danificadas. Mais fibras são produzidas para compensar as danificadas e é aqui que ocorre o verdadeiro crescimento muscular.

3. Fadiga Periférica


Os pesquisadores começaram a identificar outro componente da hipertrofia muscular. [2] A fadiga periférica ocorre quando você não consegue completar os exercícios, como no final de uma atividade extenuante, ou seja a falha.

Os estudos estão em andamento, mas os cientistas acreditam que quanto mais fadiga periférica você puder induzir, mais difícil será o trabalho dos músculos. [3] Portanto, quanto mais o músculo é estimulado, mais ocorre hipertrofia.


Tipos de hipertrofia muscular

Como os Músculos Crescem
Como os Músculos Crescem?


Existem três tipos básicos de hipertrofia muscular:

  1. A hipertrofia mio fibrilar é o aumento do número de mio fibrilas, que são os longos fios do músculo que o ajudam a se contrair . Quando as mio fibrilas aumentam, o músculo fica mais forte e densos. [4]
  2. A hipertrofia sarcoplasmática é o aumento do volume dos músculos que aumentam seu volume de fluido sarcoplasmático, ou fluido que é cheio de várias substâncias que contêm energia. [5]
  3. A hipertrofia muscular relacionada à miostatina é uma condição rara que envolve uma redução significativa na gordura corporal e um aumento no tamanho muscular, até duas vezes a quantidade normal de massa muscular. Pessoas com esta condição também tendem a ter maior força muscular em comparação com a pessoa média. [6]
A pesquisa mostra que apenas seis semanas de treino de musculação de alto volume podem aumentar a fibra muscular esquelética em até 23% devido à hipertrofia sarcoplasmática. 

Como a genética afeta como os músculos crescem?

Embora o processo de hipertrofia seja igual para todos, os resultados provavelmente serão diferentes, mesmo entre quem realiza os mesmos treinos. Essa variação nos resultados se deve à composição genética dos músculos de cada pessoa. A genética pode afetar o crescimento muscular de várias maneiras:

  • Grau de crescimento : Quão grande os músculos podem ficar
  • Velocidade de crescimento : A taxa na qual os músculos podem aumentar de tamanho
  • Forma e aparência : como é o músculo
  • Comprimento do tendão
A forma de um músculo é determinada pelo comprimento dos tendões do músculo. O comprimento do tendão é um fator genético. Tendões musculares mais curtos levam a músculos maiores, enquanto tendões musculares mais longos levam a músculos menores.

Alguém com tendões musculares extremamente longos pode ter menor crescimento e modelagem de musculatura em comparação com outro com tendões muito mais curtos. Isso apesar de fazer a mesma quantidade (ou mais) de treino com pesos .

Tipos de fibras musculares

Os músculos são compostos de diferentes fibras musculares : tipo 1, ou contração lenta, e tipo 2, ou contração rápida. Músculos diferentes têm proporções diferentes de fibras do tipo 1 e do tipo 2, e estas são afetadas pela genética. Para hipertrofia máxima, é necessário treinar cada tipo de fibra muscular com exercícios diferentes.

É por isso que os atletas de esportes como o futebol têm músculos grandes. Seu treinamento envolve diferentes tipos de atividades que visam as fibras de contração rápida e lenta . Levantar pesos pesados, por exemplo, tem como alvo as fibras de contração lenta, e a corrida tem como alvo as fibras de contração rápida.

Se você ganhou na loteria genética, poderá desenvolver músculos maiores ou ter resultados mais cedo do que outros. Infelizmente, porém, o oposto também pode ser verdadeiro.

 Resumo:

O treino com pesos pode te ajudar a aumentar o tamanho dos músculos, mas seus genes e outros fatores também desempenham um papel importante na hipertrofia. Como regra geral, sempre ouça seu corpo ao tentar aumentar sua massa muscular e considere contratar um personal trainer para ter orientação personalizada. Empurre seus músculos com força suficiente para crescerem, mas evite forçar demais, pois isso pode causar lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!