O hormônio do crescimento humano (HGH), também conhecido como somatotropina, é um hormônio peptídico natural secretado pela glândula pituitária .
Como o próprio nome indica, os cientistas originalmente descobriram que o HGH era responsável pela regulação do crescimento durante a infância.
Desde então, pesquisas determinaram que ele é responsável por muitas outras funções, como regulação do metabolismo do açúcar e da gordura, crescimento ósseo e regeneração celular. Algumas pesquisas até sugerem que pode desempenhar um papel no funcionamento do coração.
Produção de HGH
O hormônio do crescimento humano consiste em uma única cadeia de 191 aminoácidos. É produzido no cérebro, mas secretado na corrente sanguínea.
A sua produção é controlada por um conjunto complexo de hormônios, principalmente o hormônio liberador de HGH produzida no hipotálamo , a somatostatina que é produzida em vários tecidos do corpo, e a grelina , que é produzida no trato gastrointestinal.
A hipófise libera HGH em explosões pulsáteis que variam de hora em hora. Níveis diários mais elevados de HGH são observados após exercícios físicos, traumas e sono. Os níveis mais altos de pico são alcançados à noite. Em geral, os níveis de HGH aumentam na infância, atingem seus níveis mais elevados durante a puberdade e, subsequentemente, diminuem com a idade. [1]
Função do HGH
O HGH está envolvido principalmente em dois processos; crescimento e metabolismo. O HGH estimula o crescimento ósseo e cartilaginoso, especialmente durante períodos de rápido crescimento durante a infância.
Células formadoras de cartilagem e óssea chamadas condrócitos e osteoblastos recebem sinais para aumentar a replicação e, assim, permitir o crescimento em tamanho através da ativação do HGH das proteínas quinases ativadas por mitógenos designadas ERKs (quinases reguladas por sinal extracelular) 1 e 2 celulares vias de sinalização.
A ativação desta cascata de sinalização intracelular de fosforilação resulta em uma cascata de ativação proteica, o que leva ao aumento da transcrição genética das células afetadas e, em última análise, causa aumento da replicação genética e do crescimento celular. [2]
Simultaneamente, o HGH regula positivamente o fator de crescimento semelhante à insulina 1, o que faz com que as células aumentem a captação de aminoácidos, a síntese proteica e diminuam o catabolismo das proteínas. Este é o estado anabólico.
O HGH também atenua a capacidade da insulina de absorver glicose nos músculos e tecidos periféricos. Isso faz com que mais glicose permaneça no sangue e aumente a taxa de gliconeogênese (produção de glicose de fontes que não são carboidratos ) pelo fígado.
Leia também: O que Comer em uma Dieta para Ganhar Massa Muscular
Uso e benefícios
O HGH induz o crescimento em quase todos os tecidos e órgãos do corpo. No entanto, é mais notório pelo seu efeito promotor de crescimento na cartilagem e nos ossos, especialmente na adolescência. Portanto, o HGH é mais usado para tratar o déficit de crescimento em crianças e adultos.
Exames de sangue podem detectar deficiências do hormônio do crescimento humano em crianças e adultos. As injeções de hormônio do crescimento humano não apenas melhoram a baixa estatura, mas também protegem fraturas, aumentam a energia, melhoram a capacidade de exercício físico e reduzem o risco de futuras doenças cardíacas.
O HGH também tem sido muito elogiado por seus efeitos antienvelhecimento , mas essas afirmações não foram confirmadas pelas pesquisas. [3]
Leia também: O que é DHEA e Para que Serve?
Efeitos colaterais do HGH
Até 30% das pessoas que tomam HGH apresentam efeitos colaterais, incluindo: [4]
- Dores nervosas, articulares ou musculares
- Inchaço nas articulações e retenção de líquidos ou edema
- Síndrome do túnel carpal
- Dormência e formigamento na pele
- Níveis elevados de colesterol,
- Níveis elevados de açúcar no sangue
- Ginecomastia (seios aumentados em homens)
Doping e uso indevido de HGH
Alguns atletas usam hormônio de crescimento humano recombinante (rhGh) para melhorar seu desempenho ter vantagem competitiva. Tomar rhGH não só aumenta a massa muscular, mas também melhora a recuperação. A droga foi encontrada em nadadores e também em jogadores que participam de grandes eventos esportivos.
A Agência Mundial Antidopagem e o Comité Olímpico Internacional têm o HGH na lista de compostos proibidos desde 1989, quando se tornou óbvio que o desenvolvimento de produtos biotecnológicos baseados na recombinação do ADN tornou o HGH muito mais disponível no mercado normal e negro.
Segurança do HGH
Como mencionado anteriormente, o HGH pode ter muitos efeitos colaterais . Além disso, o HGH é injetado por via intramuscular ou subcutânea, portanto pode haver lesão no local da injeção. Por último, o HGH vendido na rua pode ser misturado com outras drogas, aumentando o risco de contaminação.
O HGH só deve ser tomado sob prescrição médica. Se você está pensando em usar HGH, consulte seu médico, pois o HGH só deve ser tomado para doenças que exijam seu uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!